Mercados emergentes e suas particularidades: o caso do Brasil

Mercados emergentes costumam ser dinâmicos e sujeitos a constantes transformações. Justamente por isso, essas economias apresentam desafios únicos – lado a lado com oportunidades de crescimento para comerciantes globais. Assim, o primeiro passo para ingressar em mercados como o brasileiro é entender e se adaptar às características dos seus consumidores.

Pontos de atenção em mercados emergentes como o Brasil

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os brasileiros destinaram R$ 185,7 bilhões em compras online somente em 2023. O montante superou em 10% o ano anterior e a previsão é de que continue crescendo daqui para frente. Inclusive, espera-se que em 2028 esse número supere os R$ 277 bilhões. Ou seja, os brasileiros estão cada vez mais adeptos das compras na internet, demonstrando uma tendência que acompanha os demais países em desenvolvimento.

Dados da PwC mostram que 85% da população mundial vive em mercados emergentes. Além disso, quase 90% das pessoas com menos de 30 anos residem nesses países. Dessa forma, tanto a inclusão de métodos de pagamento facilitados, quanto a adoção de novas tecnologias são essenciais – e o Brasil é um exemplo claro desta realidade. Aliás, com DNA brasileiro e amplo conhecimento deste mercado, a Bazk entende as preferências deste tipo de consumidor. Assim, leva aos comerciantes globais diferentes modalidades de pagamentos para seus sites de vendas.

Nesse contexto, vale a pena reforçar alguns pontos de atenção no caso brasileiro. Confira:

1. Hábitos de pagamento do consumidor

O primeiro passo para comerciantes globais que desejam prosperar em mercados emergentes é entender os hábitos de pagamento locais. No caso do Brasil, existem duas preferências claras – cartão de crédito e Pix. Este último é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil que vem crescendo exponencialmente.

Entenda as particularidades de uso de cada um:

· Cartão de crédito. Apesar de ainda ser um dos métodos mais populares de pagamento no Brasil, o cartão de crédito nem sempre é a melhor alternativa de pagamento. Por exemplo, em 2024, o governo do país decretou, por meio de portaria, que os sites de apostas não podem mais oferecê-lo como método de pagamento;

· Pix. Desde seu lançamento, o Pix tornou-se extremamente popular devido a características como conveniência, segurança e rapidez – sem falar no caráter democrático, que coloca no jogo até quem não tem cartão de crédito. Com ele, é possível realizar transferências e pagamentos instantâneos a qualquer momento, diretamente de um smartphone. Além disso, quando encontra essa modalidade num site internacional, por exemplo, o consumidor consegue driblar as taxas inerentes a outras modalidades de pagamento.

Leia também: Como escolher um gateway de pagamento para seu negócio.

2. Segurança e a eficácia das transações online

Ao falarmos sobre compras online, é fundamental mencionar a segurança digital. Certamente, esta é uma grande preocupação para os brasileiros ao efetuarem transações via internet. Então, para ganhar a confiança dos consumidores, os comerciantes precisam investir em sistemas de segurança robustos.

Algumas medidas de segurança são:

· Certificados SSL. É importante que a plataforma tenha um certificado digital como o SSL, válido para autenticar a identidade de um site, com conexão criptografada que ajuda a proteger os dados dos usuários;

· Autenticação de dois fatores. Implementar a autenticação de dois fatores pode aumentar significativamente a segurança das transações;

· Monitoramento de fraudes. Opte por sistemas de monitoramento de fraudes para detectar e prevenir atividades suspeitas em tempo real.

Escalabilidade da operação

Além da segurança, a escalabilidade é fundamental quando se fala em transações eficazes na internet. Desse modo, é ideal que as operações sejam capazes de lidar com alta demanda sem interrupções.

Com uma infraestrutura de pagamento escalável, o comerciante assegura que seu site será capaz de processar grandes volumes de transações rapidamente. Na prática, esse cuidado evita sobrecargas no sistema que, por sua vez, poderiam acarretar perda de vendas e frustração do cliente. Logo, é vital contar com uma solução de pagamentos robusta – exatamente como a plataforma que a Bazk oferece aos comerciantes globais.

Leia também: Compliance em pagamentos cross-border no Brasil.

 

3. Planejamento e conhecimento do mercado local

Por fim, antes de iniciar operações em mercados emergentes, é fundamental que o comerciante realize um planejamento para essa etapa. Além disso, compreender profundamente o mercado local vai possibilitar insights interessantes neste momento. Afinal, conhecer as preferências do público-alvo, bem como as legislações vigentes para operar no país, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Pesquisa de mercado

· Mapeamento do perfil do consumidor. Procure identificar quem, de fato, é o seu público. Por exemplo, o Brasil é um país de grande diversidade cultural – e isso implica diferentes perfis de cliente/usuário. Ao saber quem são seus consumidores potenciais, suas preferências e comportamentos de compra, fica mais fácil criar estratégias eficazes;

· Normas e regulamentações. Lembre-se de estudar atentamente as regulamentações locais que possam impactar seu negócio. Desse modo, familiarize-se com leis, outras questões fiscais e normas de proteção ao consumidor.

Ter clareza sobre o comportamento de seu consumidor e as normas que regem a atuação no país é fundamental para ingressar num mercado emergente como o do Brasil. Aliás, mais do que simplesmente levar um produto ou serviço ao país, essa compreensão dos fatores locais será decisiva para que sua marca se destaque perante a concorrência.

Superando desafios em mercados emergentes

Sabemos que entrar em mercados emergentes como o Brasil pode ser desafiador, mas, com as estratégias corretas, é possível destravar um potencial de crescimento significativo. Ao seguir as dicas que mencionamos acima, sua empresa certamente terá mais facilidade para conquistar o mercado brasileiro, estabelecendo uma presença forte e duradoura no país.

Acesse este e-book exclusivo da Bazk e obtenha ainda mais informações para começar sua jornada de sucesso no mercado brasileiro.

 

Foto: iStock/Pedro Truffi