Negócios: 5 razões para apostar no mercado online brasileiro

Investir no mercado online brasileiro é uma excelente oportunidade para escalar negócios internacionalmente, conectando-se a uma crescente base de consumidores. Afinal, o Brasil é um país de dimensões continentais, com população igualmente numerosa – na casa dos 215,8 milhões de pessoas. 

Apesar das diferenças geográficas e culturais inerentes às dimensões do país, esses cidadãos estão interligados pela conectividade digital. Desse modo, protagonizam um crescente engajamento online, colocando o Brasil em destaque em rankings e relatórios globais do setor. Entre eles, o Digital 2023: Global Overview Report, realizado anualmente e considerado um dos mais abrangentes sobre plataformas digitais. 

A seguir, confira alguns dados que ajudam a identificar as melhores oportunidades para investir no mercado online brasileiro.

Números do mercado online brasileiro

1. Conectividade em ascensão

Com uma população que supera 215,8 milhões de habitantes, o Brasil é um dos líderes globais em uso de internet. Conforme o Global Overview Report, são 181,8 milhões de usuários – equivalente a 84,3% da população total do país. Quando comparado ao relatório do ano anterior, esse índice mostra crescimento de 4,1% (ou 7,1 milhões de pessoas).

Além disso, existem 221 milhões de conexões móveis ativas no Brasil – equivalente a 102,4% de sua população. Ou seja: há mais dispositivos portáteis conectados à internet do que habitantes no país. Diante disso, percebe-se um ambiente propício para o crescimento de negócios digitais.

2. O poder das redes sociais

Ainda segundo o Digital 2023: Global Overview Report, o Brasil tem 152,4 milhões de usuários ativos nas redes sociais. O número representa 70,6% da população – um sinal claro da importância desses canais no dia a dia do país. Além disso, o relatório apresenta o tempo médio diário despendido pelo brasileiro somente nas redes: 3h46min. Em comparação aos números de 2022, houve um incremento de 2,3%.  

Portanto, há boas oportunidades de alcançar audiências específicas e criar uma conexão mais próxima com os consumidores brasileiros em plataformas como WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok e Twitter. Nesse contexto, um marketing digital eficaz pode transformar prospects em seguidores e, depois, seguidores em clientes leais.

Para se ter uma ideia, o potencial de alcance da audiência de anúncios no Instagram é de 113,5 milhões – ou seja, 52,6% da população brasileira. Enquanto isso, no TikTok é de 82,21 milhões, o que representa 38,1% da população.

3. O tempo de uso de smartphones e internet

Não é apenas o período gasto em redes sociais que chama a atenção no Brasil. Também vale destaque ao tempo geral de uso de smartphones. Afinal, esse tipo de dispositivo se tornou uma extensão praticamente indispensável no cotidiano dos brasileiros – não à toa, 98,9% da população possui smartphone. Além disso, 97,1% dos usuários no Brasil navegam por meio do celular. Desse modo, cada indivíduo soma um tempo médio diário na internet de 5h28min.

Com a média de tempo gasto em dispositivos móveis aumentando continuamente, as oportunidades para apps, e-commerce e serviços online estão em evidência. Logo, investir em soluções móveis pode ser a chave para conquistar uma fatia significativa do mercado.

4. A diversidade cultural e de consumo

Sem dúvida, a rica diversidade cultural brasileira se traduz em diferentes padrões de consumo. Por isso, entender as nuances regionais e as preferências dos consumidores é crucial para o sucesso no mercado online brasileiro. Outro detalhe fundamental é oferecer os métodos de pagamento preferidos da população local. 

Nesse sentido, a dica é contar com um parceiro que fale a língua do seu consumidor, tanto para facilitar pagamentos cross-border quanto para garantir conformidade à legislação local. Afinal, o mercado online brasileiro oferece um terreno fértil para investidores visionários – e uma parceria estratégica pode fazer a diferença.

Com uma população conectada, presença marcante nas redes sociais e afinidade crescente com a tecnologia móvel, as oportunidades para negócios digitais são vastas e promissoras. 

5. O Pix como facilitador dos pagamentos cross-border

Quando pensamos em pagamentos cross-border, alguns desafios podem surgir ao longo de todo o processo. Porém, no país do crescente engajamento online, até mesmo as transações monetárias têm evoluído com a conectividade. Prova disso é o Pix – o meio de pagamento instantâneo que se consolidou como o mais usado pela população brasileira

De acordo com o Digital 2023: Global Overview Report, o número de pessoas fazendo pagamentos digitais no Brasil é de 123,8 milhões. Além disso, o valor médio gasto anualmente por usuário já chega a US$ 555.

Diante disso, a melhor maneira de atuar com pagamentos cross-border é contando com a Safepag. Afinal, trata-se de uma parceira estratégica para escalar seus resultados no Brasil de modo simples, ágil e transparente. Com a Safepag, transações internacionais podem ser realizadas com uma única integração e múltiplas vantagens através do Pix. Quer saber mais? Então entre em contato com a nossa equipe!

Foto: iStock/Pedro Truffi