Pagamentos cross-border no Brasil: desafios e oportunidades

Até pouco tempo atrás, pagamentos cross-border no Brasil podiam ser considerados um verdadeiro calcanhar-de-Aquiles para merchants internacionais. Contudo, avanços regulatórios e tecnológicos têm redefinido por completo esse cenário, fazendo do país um destino atraente para players globais. Nesse contexto, podemos citar as facilidades introduzidas pelo Pix – o revolucionário sistema de transferências instantâneas do país. 

Com a nova realidade dos pagamentos cross-border no Brasil, companhias multinacionais têm apostado cada vez mais nesse emergente mercado. Aliás, a integração com o Pix abre novos caminhos para empresas estrangeiras dos mais diversos setores e tamanhos. Afinal, é o meio de pagamento preferido dos brasileiros, habilitando transferências de valores rápidas, práticas e seguras.

Novos caminhos

Lançado em 2020, o Pix se tornou rapidamente o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Prova disso é que, em 2022, o sistema processou o equivalente a 15% de todos os pagamentos instantâneos no planeta. Assim, colocou o Brasil em segundo lugar em número de transações – com uma das taxas de crescimento mais altas globalmente. Os dados estão disponíveis no Relatório Prime Time for Real-Time, uma iniciativa da ACI Worldwide em parceria com a GlobalData.

Mas esse não é o único motivo para que merchants internacionais apostem no Brasil. Afinal, dados do Banco Central (BC) indicam que a inclusão financeira no país está bem acima de 90%. Além disso, os setores público e privado têm buscado alternativas para driblar eventuais ineficiências nesse âmbito. Dessa forma, enquanto o governo caminha para atualizar leis e sistemas, soluções oferecidas por fintechs simplificam os pagamentos cross-border no Brasil. 

Vantagens do Pix para pagamentos cross-border no Brasil

1. Eficiência e instantaneidade

Com transações em tempo real, o Pix agiliza pagamentos, proporcionando eficiência sem precedentes para negócios internacionais de todos os tamanhos e segmentos.

2. Custos reduzidos

Ao evitar intermediários e taxas elevadas, o Pix oferece uma alternativa econômica para transferências internacionais, beneficiando empreendedores com orçamentos restritos.

3. Regulação amigável

Em comparação com outros países, o Brasil é um mercado relativamente fechado em relação ao câmbio. Porém, mesmo diante de diversas normas fiscais e leis específicas que regem os pagamentos no país, é possível desbravar esse caminho. Afinal, o Brasil também busca atrair negócios estrangeiros – e, para isso, tem trabalhado em regulamentações mais flexíveis. Ao mesmo tempo, vem reduzindo gradualmente as taxas e simplificando o acesso ao mercado de câmbio. Mesmo assim, contar com um parceiro experiente para acessar o mercado brasileiro garante mais segurança e estabilidade para seus negócios.

4. Acesso simplificado

Com a Bazk, uma fintech genuinamente brasileira, é possível descomplicar todo o processo de pagamentos cross-border no Brasil - ela possibilita que transações internacionais sejam realizadas com os meios de pagamento locais preferidos por esses consumidores – sem complicação. Ou seja, a Bazk é uma parceira estratégica para garantir conformidade ao sistema regulatório e escalar seus resultados no Brasil.

O que muda com a parceria da Bazk

Mesmo diante do 8º maior mercado doméstico do mundo, muitas empresas ainda se sentem intimidadas pelo cenário regulatório do Brasil. Afinal, lidar com Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) variável, impostos retidos em determinadas transações de câmbio e requisitos mais rigorosos para acessar o mercado pode parecer desafiador. 

Nesse sentido, contar com uma parceira como a Bazk dá ao merchant mais segurança para investir, já que essa solução é capaz de simplificar os pagamentos cross-border no Brasil para empresas de todos os setores. Além de tornar as operações mais ágeis, seguras e transparentes, a abordagem compliance-first oferece toda a tranquilidade necessária para desbravar o mercado brasileiro.

Com desenvolvimento próprio e equipe in house, a Bazk provê uma implantação sem complicação. Então, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa agora mesmo!

Foto: iStock/diegograndi